ANÁLISE DE TENSÕES

A Tresca Engenharia é uma das empresas pioneiras no Brasil especializada na utilização de análise de tensões através do método dos elementos finitos para verificação de integridade de equipamentos industriais, aumento da vida útil, estudo de reforços e, na fase de fabricação, otimização de projeto com reduções de espessura, peso e material (“design by analysis”). 

 


UTILIZAÇÃO
Qualquer material ou tipo de componente pode ser analisado, desde que se conheça sua propriedade (módulo de elasticidade). 

A TRESCA já analisou componentes de aço e outros metais, plástico reforçado por fibra de vidro (PRFV), plástico reforçado por fibra de carbono, polímeros, borracha, ferro fundido e madeira. O método se aplica no cálculo de tensões, elongamentos, deformações, distribuição de temperaturas, tensões térmicas, vibração e resposta a excitações dinâmicas, harmônicas, sísmicas ou randômicas e análise de flambagem (instabilidade elástica). 

A análise pode ser linear ou não linear, podendo ser calculado também deformações plásticas, por fluência ou plasticidade.
Em alguns casos, é feita análise não linear para pesquisar o efeito da deformação na resposta da estrutura e análise de flambagem (instabilidade elástica).

Com a análise por elementos finitos, pode ser feito o cálculo da vida útil, ou das condições limites de operação do componente

Se a análise for feita durante a fase de projeto, é possível otimizar o projeto, reduzindo seu custo e aumentando sua capacidade e vida útil, o que é muito importante na situação mundial atual de grande concorrência. 

Se o produto é moldado, economiza-se o custo dos moldes para peças experimentais. 

A análise também substitui testes de resistência e de durabilidade.