A Tresca Engenharia é uma das empresas pioneiras no Brasil especializada na utilização de análise de tensões através do método dos elementos finitos para verificação de integridade de equipamentos industriais, aumento da vida útil, estudo de reforços e, na fase de fabricação, otimização de projeto com reduções de espessura, peso e material (“design by analysis”).
UTILIZAÇÃO
Qualquer material ou tipo de componente pode ser analisado, desde que se conheça sua propriedade (módulo de elasticidade).
A TRESCA já analisou componentes de aço e outros metais, plástico reforçado por fibra de vidro (PRFV), plástico reforçado por fibra de carbono, polímeros, borracha, ferro fundido e madeira. O método se aplica no cálculo de tensões, elongamentos, deformações, distribuição de temperaturas, tensões térmicas, vibração e resposta a excitações dinâmicas, harmônicas, sísmicas ou randômicas e análise de flambagem (instabilidade elástica).
A análise pode ser linear ou não linear, podendo ser calculado também deformações plásticas, por fluência ou plasticidade.
Em alguns casos, é feita análise não linear para pesquisar o efeito da deformação na resposta da estrutura e análise de flambagem (instabilidade elástica).
Com a análise por elementos finitos, pode ser feito o cálculo da vida útil, ou das condições limites de operação do componente.
Se a análise for feita durante a fase de projeto, é possível otimizar o projeto, reduzindo seu custo e aumentando sua capacidade e vida útil, o que é muito importante na situação mundial atual de grande concorrência.
Se o produto é moldado, economiza-se o custo dos moldes para peças experimentais.
A análise também substitui testes de resistência e de durabilidade.
Antes de reparar, avalie a criticidade das trincas!
Durante inspeções de manutenção em equipamentos e plantas industriais, após a realização de ensaios de ultrassom, TOFD, ensaios de corrente parasita, ACFM ou phased array, é necessário realizar a avaliação de criticidade das trincas ou descontinuidades.
O reparo de descontinuidades e trincas possui desvantagens (como a introdução de tensões devido à solda) e só deve ser realizado em último caso. Na maioria das vezes, as descontinuidades podem ser aprovadas através de critérios das Normas API 579 / ASME FFS-1 / BS 7910.
A Tresca Engenharia desenvolveu, em 1994, o software SafeCrack, baseado nos critérios das Normas API579/ASME FFS-1 e BS 7910. E desde então já realizou a avaliação de milhares de trincas e descontinuidades e cálculo de vida útil remanescente para os processos de danos mecânicos.
A Tresca Engenharia também avalia redução de espessura, deformações e outras não-conformidades encontradas na inspeção de equipamentos.
O cálculo de fratura e o cálculo de outros fenômenos de dano como corrosão localizada, fluência e fadiga é realizado conforme a Norma inglesa BS 7910 ou pela Norma americana API 579.
Unindo as análises Fluídodinâmica com as simulações mecânicas, a Tresca Engenharia elabora um trabalho completo, propondo soluções ótimas tanto do ponto de vista da integridade mecânica, como da otimização do projeto e funcionamento dos equipamentos, como um todo.
A Tresca Engenharia realiza análises Fluídodinâmica e análises de interação fluido-estrutura com o programa ANSYS AIM, onde é possível determinar:
Para fluidos nas condições de regime permanente e monofásico.
Alguns exemplos de atuação: dutos e transições, trocadores, aquecedores, secadores, resfriadores, etc.
Confiabilidade, Integridade e Segurança!
Aliando as melhores ferramentas de engenharia, contemplando métodos de simulação numérica pelo método dos elementos finitos e amplo conhecimento de normas e códigos de engenharia, com dados de campo levantados com aplicação de técnicas de ensaios não destrutivos e a longa experiência de seus profissionais, a Tresca Engenharia trabalha sempre na direção de apresentar soluções ótimas aos seus clientes, orientando inspeções futuras, aumentando a confiabilidade, integridade e segurança dos equipamentos e instalações.